Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Boi Verde para combater esquema de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Polícia Federal inicia Operação Boi Verde para combater esquema de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul


 A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (22/4), a Operação Boi Verde para desarticular associação criminosa especializada na operação ilegal de instituição financeira de câmbio, evasão de divisas e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul. Policiais federais executam três mandados de busca e apreensão, nas cidades de Santa Rosa e Campo Novo, duas ordens de prisão temporária e o bloqueio judicial de bens.

A investigação teve início em junho de 2020, com a apreensão de 123 mil dólares, em São Borja, e identificou que o grupo criminoso atua na região noroeste do Estado.  A sistemática criminosa acontecia com o transporte de reais em espécie para o Uruguai, por meio de Santana do Livramento, e o retorno ao Brasil com dólares, de maneira clandestina.

O lucro ilícito era obtido pela diferença de valores do câmbio (“spread”). O grupo investigado realizou, num curto período de dois meses, movimentações financeiras de mais de dois milhões de dólares americanos, com a respectiva evasão de divisas para o Uruguai.

* Boi Verde era a forma como os investigados se referiam aos dólares em espécie.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.