Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Rekt contra lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Polícia Federal inicia Operação Rekt contra lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas


 A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (29/4), a Operação Rekt para desarticular uma organização criminosa especializada na prática de crimes de lavagem de dinheiro. Ao todo, 36 pessoas (32 jurídicas; 4 físicas) tiveram os sigilos bancário e fiscal afastados por ordem da Justiça Federal de São Paulo.

Levantamentos preliminares apontam a movimentação atípica de mais de 20 bilhões de reais nas contas bancárias dessas pessoas, motivo pelo qual foi determinado o bloqueio desses valores. Também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão (três na cidade de São Paulo; e um na de Limeira/SP) e foi efetuado o bloqueio de mais de 110 milhões de reais da conta bancária de uma corretora de criptoativos.

A investigação apurou um grande esquema de lavagem de dinheiro com empresas de fachada, cadastradas em nome de ‘laranjas’. As contas bancárias dessas pessoas jurídicas foram usadas por traficantes de drogas, presos na Operação Planum, iniciada em outubro de 2018. Analisando as informações obtidas nas buscas e em relatórios de inteligência financeira, foram descobertas transações atípicas bilionárias cujo destino principal era a compra de criptoativos. As diligências policiais feitas hoje têm a finalidade de bloquear o patrimônio da organização criminosa e possibilitar posterior perdimento em favor da União.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de constituição de organização criminosa, com pena de 3 a 8 anos e multa, e de lavagem de dinheiro com pena de 3 a 10 anos e multa. Os mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo (SP).

* O nome Rekt refere-se a uma gíria usada no mercado de criptoativos, que significa a perda severa de patrimônio decorrente de uma transação equivocada ou investimento malfeito.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.