Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga desvio de verba de material escolar no Amapá

terça-feira, 13 de abril de 2021

Polícia Federal investiga desvio de verba de material escolar no Amapá


 A PF iniciou, com apoio do Ministério Público Federal, nesta manhã (13/4), a Operação Quadro Escuro para apurar possíveis desvios de verbas destinadas à aquisição de material escolar no Amapá.

A ação ocorreu no município de Santana (AP) e contou com a participação de, aproximadamente, 12 policiais federais. Foi dado cumprimento a três mandados de busca e apreensão, com o objetivo de localizar documentos para comprovar a conduta criminosa.

Os alvos foram a Secretaria de Educação de Santana, uma empresa e uma residência no município, na tentativa de identificar os envolvidos que colaboraram para uma ação que culminou em fraude ao processo licitatório de compra de material didático para escolas, bem como recebimento de vantagem indevida por agentes públicos.

A investigação apontou indícios de que o município de Santana teria contratado em 2014, com licitação fraudulenta por meio de direcionamento, uma empresa de fachada, que recebeu pouco mais de um milhão de reais no certame. Verificou-se, ainda, que, desse total recebido, aproximadamente 700 mil foram desviados.

Para exemplificar o que ocorreu nas fraudes, a licitação previa compra de 2.800 cadernos do tipo brochurão, mas apenas 184 foram adquiridos, o que corresponde a 6,5% do que estava licitado.

 Nas buscas, uma equipe policial localizou munição e uma arma que estava com a documentação vencida. O armamento foi apreendido pela PF até que sua situação seja regularizada.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e fraude à licitação. Somadas, as penas podem chegar a 24 anos de reclusão.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.