A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (19/5), a Operação Abuso de Confiança, visando recuperar bens pertencentes ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e desarticular uma associação criminosa responsável pela prática de crimes de peculato e furto no município de Porto Velho (RO), com a participação de servidores públicos estaduais.
Policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara da Justiça Federal de Porto Velho, na cidade de Porto Velho.
Além disso, houve a prisão, em flagrante, de um dos investigados por porte ilegal de arma de fogo (Art. 14. da Lei 10.826/03) durante as buscas.
As investigações tiveram início em janeiro de 2021, com a informação de que a quadrilha havia se apropriado de bem público.
Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de furto com abuso de confiança (Art. 155., § 4°, II, do CP), peculato (Art. 312., do CP), usura (Art. 4º, da Lei 1.521/51) e extorsão (Art. 158., § 1º do CP).
O termo “abuso de confiança” é alusão à forma com que o bem pertencente à União foi subtraído e entregue aos agentes delituosos.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.