Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal e Receita Federal iniciam operação para combater contrabando de cigarros e descaminho

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Polícia Federal e Receita Federal iniciam operação para combater contrabando de cigarros e descaminho


 A Polícia Federal e a Receita Federal iniciaram, hoje (19/5), a Operação Caravana, que visa combater os crimes de associação criminosa, contrabando e descaminho, delitos cujas penas, somadas, podem chegar até 12 anos de reclusão. Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos por 32 policiais federais e 21 servidores da Receita Federal na cidade de Tanque Novo (BA).

 A operação decorre de investigação iniciada em novembro de 2019, a qual relatava a atuação de um grupo, liderado por dois comerciantes de Tanque Novo (BA), que estaria operando esquema de transporte e distribuição de cigarros, bebidas e perfumes provenientes do Paraguai, sem o pagamento dos impostos devidos.

No curso das investigações, foram registradas três ocorrências policiais ligadas ao grupo, confirmando sua reiterada atuação nos crimes de Contrabando e Descaminho: em dezembro de 2019, um indivíduo ligado ao grupo foi preso em flagrante, em Santo Inácio (PR), por transporte de cigarros contrabandeados; em setembro de 2020, outra carga de cigarros pertencente ao grupo foi apreendida em Urandi (BA); já em janeiro de 2021, houve a apreensão em Montes Claros (MG) de uma carga de perfumes provenientes do Paraguai, que era transportada pelos dois líderes do grupo investigado.

A equipe de investigação identificou, ainda, a utilização de uma empresa de fachada para dar aparência de legalidade aos valores movimentados pelo grupo criminoso. A empresa sediada em Tanque Novo (BA) movimentou cerca de R$ 13 milhões no período de 2018 a 2020. A maior parte dos recursos movimentados tinha como origem/destino empresas sediadas na região da fronteira com o Paraguai.

 (Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.