A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (11/5), a Operação La Basura para desarticular organização criminosa especializada na prática de importação ilícita de sucatas do Uruguai para o Brasil.
Policiais federais cumprem três mandados de prisão e cinco de busca nos municípios de Santa Maria, Doutor Maurício Cardozo e Santana do Livramento, com apoio do Ibama e da Receita Federal. Também são executadas ordens judiciais para bloqueio patrimonial estimado em R$ 1,8 milhão, com a apreensão de veículos e valores em contas bancárias.
O grupo investigado utilizava empresas de reciclagem formalmente constituídas para dar aparência de legalidade à importação, mediante a expedição de notas fiscais ideologicamente falsas. A Polícia Federal ainda apura como eram utilizados ou vendidos os produtos trazidos para o Brasil, principalmente baterias automotivas usadas, informação que poderá ser esclarecida com a análise do material apreendido na manhã de hoje.
A investigação indica que a organização criminosa chegou a enviar ao Uruguai, mensalmente, cerca de R$ 500 mil para pagamento dos fornecedores, por meio de outro grupo investigado pela Polícia Federal por lavagem de capitais e evasão de divisas.
A Operação foi denominada La Basura, expressão em espanhol que significa o lixo.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.