Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Akuanduba para apurar crimes em órgãos ambientais

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Polícia Federal inicia Operação Akuanduba para apurar crimes em órgãos ambientais


 A Polícia Federal desencadeou, nesta manhã (19/5), a Operação Akuanduba, destinada a apurar crimes contra a Administração Pública (corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando) praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

Cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo e Pará. As medidas foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além das buscas, o STF determinou o afastamento preventivo de 10 agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ibama e no Ministério do Meio Ambiente e a suspensão imediata da aplicação do Despacho nº 7036900/2020/GAB/Ibama.

As investigações foram iniciadas em janeiro deste ano, a partir de informações obtidas com autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira.

Nome da operaçãp

Akuanduba é uma divindade da mitologia dos índios Araras, que habitam o Estado do Pará. Segundo a lenda, se alguém cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem.

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.