Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Harpócrates II no combate ao delito de contrabando.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Polícia Federal inicia Operação Harpócrates II no combate ao delito de contrabando.


 A Polícia Federal e a Receita Federal iniciaram, hoje (26/5), a Operação Harpócrates II com a finalidade de desarticular organização criminosa especializada na prática de condutas que configuram delitos como descaminho de produtos eletrônicos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

O esquema criminoso investigado possui, resumidamente, a seguinte dinâmica: lojistas de Campo Grande (MS) se utilizam de doleiros para enviar dinheiro para fornecedores de mercadoria situados no Paraguai; em seguida, promovem a entrada de produtos eletrônicos no Brasil, sem, entretanto, realizar o pagamento do imposto devido; são utilizadas empresas de fachada para expedir notas fiscais para justificar a entrada das mercadorias; por fim, esses equipamentos são revendidos no mercado nacional.

A investigação iniciou-se em 21 de novembro de 2019 e, durante o seu curso, foram realizadas apreensões de mercadorias descaminhadas, bem como, investigada a situação patrimonial dos envolvidos.

Os trabalhos contam com a participação de, aproximadamente, 62 policiais federais e 10 servidores da Receita Federal. Na data de hoje, estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão, sendo 13 em Campo Grande (MS) e um em Chapadão do Sul (MS), além do sequestro de dois imóveis, três veículos e valores eventualmente existentes em contas bancárias de quatro investigados.

Destaca-se que, em razão da atual crise de saúde pública, foi adotada logística especial de prevenção do contágio com distribuição de EPIs a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

* O nome da operação refere-se à forma silente e recôndita de atuar da organização criminosa, bem como à investigação homônima iniciada em dezembro de 2017, que teve como alvo parte da organização criminosa atualmente investigada.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.