Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia segunda fase da Operação Tabuleiro no Acre

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Polícia Federal inicia segunda fase da Operação Tabuleiro no Acre


 A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, iniciou, nesta quarta-feira (19/5), a Operação Tabuleiro II, em continuidade às ações operacionais direcionadas contra facções criminosas atuantes no narcotráfico e crimes violentos que operam dentro e fora do sistema prisional do Estado do Acre.

A operação conta com policiais federais e civis, que cumprem 18 ordens judiciais expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco, sendo dois de busca e apreensão domiciliar e 16 de prisão preventiva.

Os mandados foram cumpridos nos municípios de Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Guajará-Mirim (RO). Os investigados exerciam relevantes funções na facção, sendo considerados lideranças regionais.

Essa é a segunda fase da operação Tabuleiro. Na primeira, iniciada em 30/7/2020, já haviam sido cumpridos 52 mandados judiciais, sendo 16 mandados de busca e apreensão e 36 de prisão preventiva em face de integrantes da mesma organização criminosa, atuantes na cidade de Rio Branco (AC).

Na operação de hoje, a Ficco mirou a desarticulação de uma célula da facção criminosa com atuação predominante no município de Senador Guiomard (AC). A maioria dos indivíduos presos já respondiam por delitos graves como roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Agora, serão indiciados pelo crime de integrar organização criminosa (Artigo 2º da Lei 12.850/2013).

A ação faz parte da estratégia da Ficco-AC em combater as facções por meio do trabalho conjunto entre as forças de segurança pública e justiça criminal (Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público-Gaeco).

A operação conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Acre foi chamada de Tabuleiro – que, na linguagem da facção investigada, significa uma espécie de cadastro e identificação dos integrantes que integram a organização criminosa.

A Ficco reforça que a atual pandemia não afetou as investigações e ações nos crimes de sua atribuição, mas que esta diligência policial foi cumprida em total observância às orientações da Anvisa, sobretudo o uso de equipamentos de proteção individual para resguardar a saúde dos policiais e dos investigados.

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.