Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: A Polícia Federal, em conjunto com o Exército Brasileiro, realizou a primeira fase da Operação Palimiú

terça-feira, 8 de junho de 2021

A Polícia Federal, em conjunto com o Exército Brasileiro, realizou a primeira fase da Operação Palimiú


 Entre os dias 12 de maio e 4 de junho, a Polícia Federal, com o Exército Brasileiro, desativou sete garimpos ilegais na Comunidade Indígena Palimiú.

Foram inutilizados 35 motores de propulsão, 11 geradores de energia, uma embarcação, 4.500 litros de óleo diesel, uma solda elétrica e a apreensão de 50 projéteis cal. 20, quatro projéteis cal. 38 e 750g de mercúrio.

A ação faz parte da primeira fase da Operação Palimiú, que ocorre em conjunto com o Exército Brasileiro, o Ibama, a Funai e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Yanomami), desenvolvida na comunidade indígena Palimiú e em áreas de garimpos próximas, todas dentro da Terra indígena Yanomami.

O objetivo da Polícia Federal é investigar as ações de garimpeiros ilegais contra a comunidade, promover a desintrusão de garimpeiros da terra indígena Yanomami e combater os crimes ambientais de garimpo, que provocavam a degradação do meio ambiente no entorno de Palimiú.

Os ataques ocorridos no mês passado contra indígenas em Palimiú seguem em investigação pela Polícia Federal.

(Informações da PF)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.