Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate câmbio ilegal e evasão de divisas na fronteira com o Uruguai

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Polícia Federal combate câmbio ilegal e evasão de divisas na fronteira com o Uruguai


 A Polícia Federal iniciou, nessa terça-feira (8/6), a Operação Hora da Ceifa para desarticular grupo especializado na prática de evasão de divisas, câmbio ilegal e lavagem de dinheiro.

Policiais federais cumprem dois mandados de prisão temporária, cinco de busca e apreensão, bloqueio de contas bancárias, indisponibilização de bens imóveis e sequestro e arresto de veículos. As medidas foram expedidas pela 22ª Vara Criminal da Justiça Federal em Porto Alegre.

A investigação apurou que o núcleo do grupo criminoso está localizado na fronteira do Brasil (Santana do Livramento) com o Uruguai (Rivera) e tem como líder um cidadão uruguaio, que atuaria como doleiro. Um grupo de pessoas físicas residentes na região é investigado por receber, em suas contas bancárias, valores oriundos das mais diferentes regiões do Brasil e, em seguida, operacionalizar a evasão dos recursos, destinando-os ao escritório do doleiro, localizado em Rivera.

Pelo apurado até o momento, o grupo criminoso foi responsável pela evasão de, ao menos, R$ 60 milhões do Brasil para o Uruguai, nos últimos cinco anos, porém, estima-se que os valores movimentados pelos envolvidos sejam muito maiores, visto que existem indicativos de que a prática criminosa aconteça desde 2011.

A operação foi denominada Hora da Ceifa em alusão à passagem bíblica de Marcos 4:29: “E, quando já o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa”, visto que os principais investigados já admitiram, perante a Polícia Federal, o cometimento de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.   

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.