Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate crimes previdenciários em Pernambuco

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Polícia Federal combate crimes previdenciários em Pernambuco


 A Polícia Federal, com o apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (Cgint) da Secretária Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, iniciou nesta quarta-feira, (2/6), na cidade de Olinda (PE), a Operação Captivus com a finalidade de reprimir crimes previdenciários.

Policiais federais cumpriram um mandado judicial de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal em Recife (PE) e em Olinda (PE).

As investigações, iniciadas a partir de duas prisões em flagrante realizadas em uma agência bancária, na cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE), no dia 19/4/2021, apontaram a existência de uma associação criminosa formada por intermediários e procuradores, que, mediante falsificação de documentos de declaração de cárcere e certidões de nascimento, requeriam benefícios do tipo auxílio-reclusão.

Segundo a Cgint, até o momento, foram identificados fraude em 15 benefícios, com prejuízo de, pelo menos, R$ 1,5 milhão. O valor da economia projetada, levando-se em considerações a expectativa de vida média da população brasileira, é de, aproximadamente, R$ 2,3 milhões.

O nome da operação, Captivus, vem do latim e significa “prisioneiros”, em razão do objeto da investigação está relacionado a auxílio-reclusão.

A ação contou com a participação de policiais federais e servidor da Cgint.  A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista é integrada pela Secretária Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal e atua em conjunto no combate a crimes contra o sistema previdenciário.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.