Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate desvio de valores da Caixa Econômica Federal

terça-feira, 1 de junho de 2021

Polícia Federal combate desvio de valores da Caixa Econômica Federal


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (1º/6), a Operação Praefectus para combater desvio de valores da Caixa Econômica Federal, por meio dos crimes de peculato, na modalidade desvio, inserção de dados falsos em sistema de informações e associação criminosa.

Policiais federais cumprem dois mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária Federal em Pouso Alegre (MG), nas cidades mineiras de Pouso Alegre e Ouro Fino.

A investigação detectou que, durante 2016 e 2017, empregado da Caixa Econômica Federal que ocupou cargo de gerência em agências da região sul de Minas Gerais teria, com o auxílio de pessoas estranhas aos quadros do banco público, criado 23 falsos empréstimos em nome de correntistas, à revelia destes. Em alguns casos, os empréstimos fraudulentos se destinavam à compra de veículos automotores, que foram oportunamente registrados em nome de terceiros.

Por meio da elaboração de documentos com dados falsos e inserção de informações em sistemas privativos da Caixa, o principal investigado desviou e apropriou-se de diversos valores, causando prejuízo aproximado de R$ 100 mil aos cofres do banco.

Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de peculato na modalidade desvio, inserção de dados falsos em sistema de informações e associação criminosa, com penas que, somadas, podem chegar a 27 anos de reclusão.

O nome da operação (Praefectus) faz referência ao termo bancário em latim.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia da covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.

 (Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.