Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação contra esquema de tráfico internacional de drogas e munição por meio do transporte rodoviário

terça-feira, 29 de junho de 2021

Polícia Federal inicia operação contra esquema de tráfico internacional de drogas e munição por meio do transporte rodoviário


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (29/6), a Operação Teseu para desarticular organização criminosa responsável pelo transporte de drogas e munição da região de fronteira seca do Brasil com a Bolívia para a região Nordeste do país.

Participam da operação, aproximadamente, 110 policiais federais. Eles deram cumprimento a 23 mandados judiciais, expedidos pela Justiça Federal de Barra do Garças (MT), sendo quatro de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão, além de 49 ordens de sequestro de imóveis e veículos  e bloqueio judicial de ativos financeiros em desfavor dos investigados. Os mandados foram cumpridos  nos estados de Mato Grosso, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba e Goiás. Foram indiciadas ao longo da investigação 49 pessoas.

As investigações que resultaram na operação tiveram início em agosto de 2020, quando a Polícia Federal prendeu em flagrante, em Barra do Garças (MT), um dos integrantes da organização criminosa responsável pelo transporte dos ilícitos em cargas de ração animal.

Após a prisão, foi possível identificar um forte esquema de transporte de drogas e munição, composta por vários integrantes, dentre eles parentes de presos e internos de estabelecimentos prisionais. A droga adquirida na Bolívia era transportada em caminhões, do Estado do Mato Grosso para a Região Nordeste do país. A PF identificou que, somente dois operadores do esquema, movimentaram, em menos de dois anos, milhões de reais, valendo-se de uma empresa de fachada para camuflar a origem ilícita do dinheiro.

A investigação observa as diretrizes da Polícia Federal no enfrentamento ao tráfico de drogas, que consistem na descapitalização das organizações criminosas, prisão de lideranças e cooperação internacional.

* Teseu é um personagem da mitologia grega que, em uma longa viagem em seu navio, realizou substituições contínuas de peças, dificultando a resposta se seria o mesmo navio que saiu da origem. Seguidas reposições de peças fazem analogia ao processo de lavagem de dinheiro que se vale de uma sequência de operações financeiras para dissimular a origem ilícita de recursos.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.