Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia a Operação Lazarus contra o tráfico internacional de drogas no Paraná

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Polícia Federal inicia a Operação Lazarus contra o tráfico internacional de drogas no Paraná


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (24/6), a Operação Lazarus com o objetivo de reprimir uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas.

Aproximadamente, 32 policiais federais deram cumprimento a oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Toledo (PR) e Amambai (MS).

A investigação apurou um esquema criminoso de tráfico internacional de drogas por modal rodoviário, consistente na aquisição e carregamento da droga na fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã (MS), com posterior transporte até a região de Curitiba (PR), para distribuição, sendo organizado desde a arregimentação de caminhoneiros em Toledo (PR), até a aquisição e registro dos veículos (caminhões e vans) utilizados no transporte da droga em nome dos motoristas ou de empresas-fantasmas.

A organização criminosa tinha em sua estrutura um núcleo responsável por operacionalizar a prévia transferência de propriedade dos caminhões/carretas utilizados no transporte da droga, que eram registrados em nome dos respectivos motoristas antes de viajar até a fronteira para carregar os entorpecentes.

Durante o curso das investigações, foi possível identificar 15 situações de prisões, em flagrante delito, por tráfico de entorpecentes diretamente relacionadas à organização criminosa investigada, resultando na apreensão de mais de 13 toneladas de maconha, 676kg de cocaína e 32 veículos (caminhões, carretas, vans e caminhonetes utilizadas como batedores da carga).

Os investigados responderão pelos crimes de pertinência à organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas e associação para fins de tráfico, que podem chegar até 35 anos de reclusão.

Balanço da operação

Foram expedidos oito mandados de busca e apreensão, todos devidamente cumpridos.

Entre prisões e apreensões, a Polícia Federal divulga o seguinte balanço da operação:

- Duas prisões, em flagrante, por posse ilegal de arma de fogo;

- Quatro veículos de luxo; e

- Cerca de R$ 20 mil em espécie.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.