Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Mineração de Ouro para combater peculato, corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro

terça-feira, 8 de junho de 2021

Polícia Federal inicia Operação Mineração de Ouro para combater peculato, corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro


 A Polícia Federal inicia, nesta terça-feira (8/6), a Operação Mineração de Ouro, que visa apurar a prática dos crimes de peculato, corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A ação conta com o apoio da Controladoria Geral da União e da Receita Federal do Brasil.

Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em Campo Grande (MS), Sidrolândia (MS) e Brasília (DF). As ordens judiciais foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Participam da operação 102 policiais federais, além de servidores da Controladoria Geral da União e Receita Federal do Brasil.

As investigações tiveram início a partir de informações obtidas no âmbito da Operação Lama Asfáltica.

Em razão da existência de autoridades com prerrogativa de foro, os elementos probatórios foram encaminhados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que autorizou a instauração de inquérito para apurar o possível envolvimento de integrantes do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul nos crimes investigados.

O nome da operação decorre de indícios de que a aquisição de direitos relacionados a mineração tenha sido utilizada para lavagem de dinheiro.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.