Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Totomide no Acre

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Polícia Federal inicia Operação Totomide no Acre


 A Polícia Federal iniciou, nesta segunda-feira (28/6), a Operação Totomide na cidade de Feijó (AC), com o objetivo de reprimir práticas delituosas contra indígenas da etnia Kulina, valendo-se de sua vulnerabilidade.

A investigação teve início em novembro de 2020. Na data de hoje, aproximadamente, 14 policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva domiciliar, expedidos pela Justiça Federal, Subseção Judiciária de Cruzeiro do Sul (AC).

Os investigados responderão pelos crimes de apropriação indébita, furto mediante fraude e pelo Art. 104. do Estatuto do Idoso, que prevê ser crime a retenção de cartões de idosos para assegurar pagamento de dívida.

O nome da operação significa “sanguessuga” no dialeto Kulina, falado pelo povo indígena Madijá, em referência aos comerciantes, denominados patrões pelos indígenas, que se apropriam dos cartões e benefícios previdenciários desses povos do Alto Envira.

Em consideração à pandemia causada pela covid-19, todas as cautelas foram tomadas para a segurança de todos os envolvidos.   

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.