Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal reprime tráfico de drogas sintéticas na fronteira com a Guiana Francesa

sábado, 26 de junho de 2021

Polícia Federal reprime tráfico de drogas sintéticas na fronteira com a Guiana Francesa


 A Polícia Federal iniciou, na manhã dessa sexta-feira (25/6), a Operação Douce Iliusion, no município de Oiapoque (AP), extremo Norte do Estado, fronteira com a Guiana Francesa. Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência, com o objetivo de combater o tráfico de drogas sintéticas na região. Esses entorpecentes são provenientes, sobretudo, da Guiana Francesa e Suriname e entram em território nacional em pequenas embarcações.

 Investigações iniciadas na Polícia Federal apontam que um cidadão brasileiro, residente em Oiapoque, seria o principal fornecedor das drogas sintéticas em festas que ele mesmo promovia no município. Alguns desses eventos ocorriam em casas noturnas e, também, em locais clandestinos, ignorando-se, inclusive, as restrições de saúde pública no período de pandemia. A ação busca levantar mais elementos relacionados à prática delitiva, bem como, identificar possíveis participantes em outros municípios do Estado.

Os envolvidos no esquema podem responder por tráfico internacional de drogas, com pena de reclusão que pode chegar a 25 anos.

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas é prevista em lei e, anualmente, ocorre no período de 21 a 25 de junho. São realizadas diversas atividades por todo o Brasil voltadas à temática das drogas, sempre tendo como premissa principal de que a prevenção é a medida mais eficiente para combater o problema.

* Douce Illusion, trata-se de uma expressão francesa em alusão às drogas sintéticas que são conhecidas como “doce” e trazem uma sensação ilusória de bem-estar.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.