Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal apreende veículos e bens de organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Polícia Federal apreende veículos e bens de organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas


 A Polícia Federal iniciou, hoje (28/7), a Operação Darth para investigar esquema de transporte de cocaína, em Santa Catarina. A ação teve início em 6/7/2021, após a apreensão de, aproximadamente, uma tonelada de cocaína na cidade de Guaíra (PR).

Cerca de 20 policiais federais deram cumprimento às ordens judiciais de busca e apreensão e sequestro de bens nas cidades de Chapecó, Xaxim e Xanxerê no oeste de Santa Catarina. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e ordens de sequestro expedidas pelo Juiz Federal da Vara Federal de Guaíra (PR).

Segundo levantamento interno, a apreensão de cocaína foi a maior já realizada pela PF em Guaíra (PR). A droga estava escondida na lataria dos bitrens, que transportavam carga de soja. Para encontrar o entorpecente, a PF contou com auxílio do cão farejador Darth.  Naquela oportunidade, três homens foram presos, sendo os motoristas das carretas e um ajudante.

 A investigação apontou que os responsáveis pelo transporte da droga, e que foram presos no dia 6/7, utilizavam uma revenda de automóveis como fachada para ocultar o proveito dos crimes, adquirindo diversos veículos para posterior revenda, dissimulando, assim, os lucros obtidos com a prática do tráfico de drogas.

Durante as diligências, constatou-se que os investigados registravam os veículos em nome de terceiros e que estas interpostas pessoas outorgavam procurações para viabilizar a revenda dos veículos e não levantar quaisquer suspeitas sobre os reais proprietários dos bens, já que não poderiam justificar o patrimônio a descoberto.

A apreensão de mais de uma dezena de veículos no Estado de Santa Catarina foi determinada pela Justiça Federal em Guaíra e se deu após as investigações demonstrarem que o grupo detinha organização suficiente para, além da complexa logística de transporte de cocaína do Estado de Mato Grosso do Sul para o interior do país, blindar o patrimônio auferido ilicitamente, mantendo negócios com aparência de lícitos em outro Estado da Federação.

* A Operação Darth foi assim batizada em homenagem a um dos cães farejadores da PF.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.