Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula associação criminosa suspeita de vemder diplomas de especializações falsos

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Polícia Federal desarticula associação criminosa suspeita de vemder diplomas de especializações falsos


 A Polícia Federal iniciou, nesta sexta-feira (2/7), a Operação Falsarius com o objetivo de apurar a venda e falsificação de títulos de especializações em diversos Estados do país e, também, no norte do Tocantins.

Aproximadamente, 10 policiais federais dão cumprimento a três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Araguaína (TO), nos municípios de Araguaína (TO) e Araguatins (TO).

Os investigados, por meio de institutos de ensino, ofereciam cursos de mestrado e doutorado e, ao término, forneciam diplomas falsos em nome de universidades localizadas no Estado de São Paulo (SP). Identificou-se que os suspeitos, utilizando-se do mesmo “modus operandi”, atuaram em outros Estados da Federação, como, Mato Grosso, Pará, Piauí e Maranhão. 

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato e falsificação de documento público, cujas penas, somadas, ultrapassam 10 anos de reclusão.

Destaca-se que, em razão da pandemia, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio com distribuição de EPIs a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.  

* O nome da operação se refere ao vocábulo “falsarius” que deriva do latim e significa falsários, enganadores, aqueles que falsificam.

(Informações da PF)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.