Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Advenus II para reprimir promoção de migração ilegal na fronteira do Brasil com o Peru

sábado, 10 de julho de 2021

Polícia Federal inicia Advenus II para reprimir promoção de migração ilegal na fronteira do Brasil com o Peru


 A Polícia Federal iniciou, nessa sexta-feira (9/7), a operação ADVENUS II com o objetivo de reprimir os crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa no Estado do Acre.

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Seção Judiciária do Acre. A operação contou com a participação de cerca de 20 policiais federais e teve como alvos quatro residências e um estabelecimento comercial, localizados nos municípios acrianos de Rio Branco, Brasileia e Assis Brasil.

As investigações tiveram início no mês de fevereiro de 2021, em razão da aglomeração de centenas de estrangeiros, em sua maioria haitianos, na Ponte da Integração Brasil-Peru, que marca a fronteira entre o município brasileiro de Assis Brasil e a cidade peruana de Iñapari, onde permaneceram por quase 30 dias, até sua desocupação pacífica.

Os migrantes, que pretendiam atravessar o Peru, a fim de seguir caminho para a América do Norte, haviam sido impedidos de ingressar naquele país pelas autoridades peruanas, as quais fecharam as fronteiras com o Brasil ainda no ano de 2020, devido à pandemia.

Em 26 de fevereiro de 2021, foi iniciada a Operação ADVENUS I, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, que levaram à obtenção de novas informações, culminando na segunda fase da operação.

Conforme informações obtidas, a região é uma rota conhecida por migrantes que buscam chegar a países como Estados Unidos e Canadá. Criminosos no município se aproveitam da vulnerabilidade desses migrantes e, em troca de dinheiro, prometem auxiliar a travessia de maneira ilegal para o Peru, sem, contudo, mencionar a probabilidade de insucesso de empreitadas dessa natureza.

Ainda que haja êxito em entrar no território peruano, a mencionada rota é perigosa, e envolve trajeto difícil, sujeitando os migrantes a condições extremas e acarretando risco de morte e outros infortúnios.

O crime de promoção de migração ilegal (Art. 232-A, § 1º do Código Penal) prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão e multa para quem promove, por qualquer meio, com o fim de obter vantagem econômica, a saída de estrangeiro do território nacional para ingressar ilegalmente em país estrangeiro.

* O nome da operação remete à palavra “estrangeiro” em latim, uma vez que se sabe que os migrantes (estrangeiros) são aliciados por esses coiotes ao chegarem no município de Assis Brasil.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.