Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operações de repressão ao contrabando, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na fronteira de Mato Grosso do Sul

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Polícia Federal inicia operações de repressão ao contrabando, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na fronteira de Mato Grosso do Sul


 A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (7/7), as operações Celeritas e Greasy Money contra organizações criminosas voltadas ao contrabando de cigarros paraguaios, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

As operações contaram com 176 policiais federais, que cumpriram 30 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão, expedidos pelas Justiças Federais de Naviraí (MS) e Campo Grande (MS), nas cidades de Naviraí (MS), Itaquiraí (MS), Eldorado (MS), Tacuru (MS) e Bataguassu (MS).

Os trabalhos, iniciados em 2017, tiveram como alvo principal perigosa organização criminosa em razão da forma imprudente, geralmente em altíssima velocidade, com que seus motoristas conduziam os veículos produtos de roubo e furto, carregados com cigarros paraguaios ou drogas trazidas do Paraguai, a partir da região de Mundo Novo (MS) e com destinos a vários Estados da Federação.

Daí, o nome Operação Celeritas, que significa “celeridade” ou “excesso de velocidade”. E Operação Greasy Money (ou “dinheiro oleoso”), por sua vez, deve-se ao fato de que parte do dinheiro proveniente das atividades criminosas do grupo era lavada por outra organização criminosa, chefiada por ex-político local, por meio de postos de gasolina, casa de “shows” e utilização de interpostas pessoas (“laranjas”).

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que integrantes da organização criminosa mencionaram a possibilidade de atentarem contra a vida de autoridades da segurança pública, demonstrando a periculosidade de seus integrantes. No curso das investigações, foram apreendidos 2,7 milhões de maços de cigarros paraguaios, cinco toneladas de maconha e 25 veículos (de pequenos e grande portes).

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.