Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga esquema de venda ilegal de agrotóxicos chineses

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Polícia Federal investiga esquema de venda ilegal de agrotóxicos chineses


 A Polícia Federal iniciou hoje (14/7), em Juazeiro (BA), a Operação Negócio da China II com o propósito de combater o comércio e o uso de agrotóxicos importados ilegalmente da China e posteriormente falsificados por pessoas físicas e jurídicas brasileiras.  Policiais federais deram cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão, sendo três em Juazeiro (BA), nove em Petrolina (PE) e dois em Jaboticabal (SP).

As investigações se iniciaram em 2015, quando se identificou um grupo criminoso que promovia o contrabando de agrotóxicos de origem chinesa na forma líquida por intermédio de navios usados para a exportação de mangas. O grupo investigado era formado por pessoas físicas e jurídicas ligadas ao comércio de produtos voltados à fruticultura.

Apurou-se que, após serem contrabandeados, esses agroquímicos eram misturados artesanalmente com defensivos agrícolas de origem brasileira e, em seguida, reenvasados com embalagens nacionais reaproveitadas, tudo isso com o fim de conferir aparência de licitude ao comércio dos produtos.

Em junho de 2020, as investigações permitiram a apreensão de 1.000 litros de um fito-regulador de crescimento bastante utilizado no cultivo de manga. O produto contrabandeado tinha saído de uma empresa química do interior de São Paulo e destinado a uma empresa de importação e exportação sediada em Petrina (PE).

O desenrolar da investigação permitiu identificar o “modus operandi” do grupo e foi fundamental para sua desarticulação.

Os crimes praticados:

Se comprovadas as suspeitas, os investigados responderão por contrabando e dois outros crimes ambientais (Art. 334-A, § 1º, do Código Penal, no Art. 15., da Lei nº 7.802/89 e no Art. 56., da Lei nº 9.605/98), cujas penas, se somadas, podem chegar a 13 anos de reclusão.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.