Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga fraudes em licitações em Juazeiro (BA)

terça-feira, 13 de julho de 2021

Polícia Federal investiga fraudes em licitações em Juazeiro (BA)


 A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União, nesta terça-feira (13/7), iniciou a Operação Carga Viral, que investiga fraudes em procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo município de Juazeiro (BA), para a aquisição de insumos destinados ao enfrentamento da pandemia de covid-19.

Cerca de 30 policiais federais e nove auditores da CGU estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão, todos eles expedidos pelo Juízo Federal da Subeção Judiciária de Juazeiro (BA), sendo um em Petrolina (PE), seis em Juazeiro (BA) e um em Lauro de Freitas (BA).

Os elementos colhidos durante a investigação apontaram fortes indícios de que, em 2020, servidores públicos da antiga gestão da Secretaria de Saúde, em conluio com empresários, fraudaram contratos e elevaram, arbitrária e significativamente, os preços de máscaras de proteção facial e “kits” de teste rápido para covid-19. Estima-se um prejuízo ao erário de mais de R$ 1 milhão.

Os crimes praticados:

Se confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação (Art. 90.,. da Lei 8.666/93) e superfaturamento (Art. 96., I da Lei 8.666/93).  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.