A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (20/7), a Operação Kijkoveral* com o objetivo de desarticular organização criminosa que explora garimpo ilegal no interior da Terra Indígena do Uaçá, no município de Oiapoque (AP).
Cerca de dez policiais federais deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em residências, sendo uma na capital do Estado e outra no município que fica no extremo norte amapaense.
Os trabalhos são resultado de operação conjunta da Policia Federal, Exército Brasileiro e Funai, que, no último mês de junho, identificaram atividade garimpeira irregular no interior da Terra Indígena Uaçá.
Após a diligência, a PF iniciou investigação que culminou na operação de hoje, já que as apurações confirmaram a ocorrência da extração ilegal de ouro. O maquinário empregado foi financiado por empresário do município de Oiapoque, que lucrava com a mão de obra indígena.
Os crimes investigados são o de usurpação de patrimônio da União, extração ilegal de minério e organização criminosa, com penas que podem chegar a 13 anos de reclusão e pagamento de multa.
* Kijkoveral era o nome de uma cidade que os holandeses tentaram fundar na região da Guiana. A economia dessa cidade giraria em torno da exploração de mão de obra indígena em garimpos de ouro.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.