Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Timon (MA), Polícia Civil e MP-MA desarticulam quadrilha que fraudava o Banco do Brasil

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Em Timon (MA), Polícia Civil e MP-MA desarticulam quadrilha que fraudava o Banco do Brasil


 Uma investigação realizada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) – 5ª Promotoria Especializada de Timon (MA) e Polícia Civil do Maranhão – 1º Departamento de Combate à Corrupção de Timon (MA) resultou na desarticulação de organização criminosa responsável pelo desvio de mais de meio milhão de reais dos cofres do Banco do Brasil.

Durante as investigações, ficou constatado que alguns integrantes do esquema realizaram movimentações financeiras suspeitas incompatíveis com suas rendas. O esquema consistia na liberação fraudulenta de pagamentos de consórcios de serviços oferecidos pela referida instituição financeira, mediante apresentação de notas fiscais falsas.

A estrutura criminosa contava ainda com um bem montado esquema de escoamento do dinheiro proveniente das liberações fraudulentas. O dinheiro escoava, via de regra, por meio de contas de empresas previamente constituídas com essa finalidade.

Ação criminosa entre funcionários, parentes e amigos

As investigações demonstraram ainda que o esquema criminoso contava com a participação de funcionários do Banco do Brasil que tinham acesso aos sistemas para inclusão de informações e dados e a consequente liberação dos pagamentos. Os funcionários facilitavam os pagamentos de consórcios contratados por cônjuges, parentes próximos e conhecidos.

Após a conclusão das investigações, o Ministério Público ofereceu Denúncia contra 10 pessoas pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato. No rol dos denunciados, estão três funcionários do Banco do Brasil e um ex-funcionário da mesma instituição.

Vale dizer também que, além da Denúncia criminal, o Ministério Público requereu, ainda, o afastamento dos funcionários de suas atividades no Banco do Brasil, justificando com a possibilidade de reiteração das condutas e novos danos ao patrimônio da instituição financeira.

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.