Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação FO M’ALE combate promoção de migração ilegal em Corumbá (MS)

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Operação FO M’ALE combate promoção de migração ilegal em Corumbá (MS)


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (31/8), a Operação FO M’ALE, visando combater crimes de promoção de migração ilegal praticados por despachantes de viagens e empresários do ramo na cidade de Corumbá, no Estado de Mato Grosso do Sul.

Policiais federais cumpriram um mandado de prisão e quatro de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá (MS).

A investigação se iniciou a partir de informações de que uma pessoa estaria agindo como “coiote” e facilitando, por meio de solicitação de vantagem econômica, a migração ilegal de cidadãos haitianos pela fronteira Brasil-Bolívia.

O grupo criminoso atuaria explorando um esquema de travessia de haitianos pelo local conhecido como Trilha do Gaúcho, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Nos períodos da manhã e noite, esses despachantes buscavam meios de atravessar os migrantes, entre eles diversas crianças e mulheres grávidas, sempre exigindo vantagem econômica para tal fim. Já dentro da trilha, os estrangeiros eram auxiliados por “carregadores” de nacionalidade boliviana, que tinham a função de mostrar o percurso correto até o território do país vizinho, além de prestar apoio no transporte das malas dos haitianos.

No decorrer dos trabalhos investigativos, que duraram alguns meses, observou-se a saída de cerca de 150 nacionais haitianos a cada dia por essa trilha.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa (Art. 223-A e Art. 288., ambos do CPB), conforme aprofundamento dos trabalhos investigativos.

A operação chamou-se FO M’ALE em alusão a uma expressão em idioma Creole, falado no Haiti. Essa expressão significa “preciso ir embora”, em tradução livre, e aduz a vontade de essas pessoas deixarem o país em busca de novas oportunidades em países como Chile, México e Estados Unidos.

A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá (MS) mantém canal de informações anônimas por meio do “e-mail” uip.cra.ms@pf.gov.br e do telefone (67) 9 9131 9355. Caso saiba de informações sobre esse ou outros casos de competência da PF, entre em contato.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.