Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate corrupção e lavagem de dinheiro de servidores públicos federais

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Polícia Federal combate corrupção e lavagem de dinheiro de servidores públicos federais


 A Polícia Federal iniciou, hoje (19/8), a Operação A Posteriori, visando combater o recebimento ilícito de valores por parte de servidores públicos federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para não fiscalizarem o processamento de produtos de origem animal.

Cerca de 12 policiais federais cumprem dois mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal Criminal, nas cidades de Goiânia (GO) e Palmeiras de Goiás (GO).

A investigação teve início em julho de 2018, por meio de informação encaminhada ao Mapa noticiando suposta atividade criminosa com servidores públicos agropecuários e um frigorífico da cidade de Palmeiras de Goiás (GO). Também foi apurado que auditores fiscais emitiam certificados sanitários “a posteriori” (razão do nome da operação), com data retroativa, sugerindo a falta de fiscalização “in loco” dos produtos de origem animal vendidos.

Levantamentos patrimoniais apontaram para uma evolução patrimonial supostamente incompatível com os rendimentos do servidor público do Mapa, com a possível simulação de resultados a justificar os acréscimos da variação patrimonial.

Constatou-se depósitos mensais suspeitos, que variavam de 5 mil a 10 mil reais entre os anos de 2018 e 2019. Tais valores representaram quase 50% da remuneração do cargo de auditor agropecuário do Mapa para o período.

Os investigados poderão responder por associação criminosa, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro, podendo pegar mais de 10 anos de prisão.

 (Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.