Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas


 A Polícia Federal iniciou, hoje (12/8), a Operação Compliance com objetivo de combater crime de lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas.

Cerca de 150 policiais federais deram cumprimento a 34 mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia (GO), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Laranjal Paulista (SP), Recife (PE) e Vitória (ES), emanados da Justiça Federal em Goiás, que também expediu 30 mandados judiciais de bloqueios de contas-correntes e carteiras de criptomoedas, além da quebra do sigilo dos investigados nas corretoras.

A investigação, iniciada no ano de 2018, identificou o envolvimento de um “hacker”, principal investigado, em fraudes eletrônicas por meio da “internet”. O esquema consistia no desvio de valores de contas bancárias e o posterior incremento da atividade lucrativa com aplicações em criptomoedas, produzindo vultosas movimentações bancárias por meio das empresas investigadas.

Destaca-se que, em razão da pandemia de covid 19, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos, visando preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

* O nome da operação, do inglês “to comply”, faz referência ao que deve estar nos conformes, à obrigatoriedade de obediência a um conjunto de regras a serem observadas e cumpridas atentamente.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.