Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal e MPF iniciam operação para combater o contrabando de cigarros paraguaios

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Polícia Federal e MPF iniciam operação para combater o contrabando de cigarros paraguaios


 A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) iniciaram, nesta terça-feira (17/8), a Operação Tabapy, que investiga associação criminosa especializada na importação, transporte e distribuição de cigarros paraguaios. O grupo tem atuação no sudoeste da Bahia.

Cerca de 80 policiais federais cumprem 20 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva em Guanambi (BA), Luís Eduardo Magalhães (BA) e Palmas do Monte Alto (BA).

A operação decorre de trabalhos investigativos iniciados em agosto de 2020, identificando-se associação criminosa sediada em Guanambi (BA), atuante no contrabando de cigarros importados ilicitamente do Paraguai e distribuídos em todo o sudoeste da Bahia.

Durante o período investigado, o grupo teria movimentado mais de R$ 160 milhões em contas bancárias de pessoas vinculadas à associação criminosa.

Além das medidas de busca e apreensão e prisão, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens móveis e imóveis em mais de R$ 42 milhões, tornando-os indisponíveis para alienação e transferência.

Os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando de cigarros (Art. 334-A, do Código Penal), associação criminosa (Art. 288., do Código Penal) e sonegação fiscal (Lei 8.137/90).

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.