Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia 2ª fase da Operação Leet para investigar invasão cibernética em sítio eletrônico do STF

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Polícia Federal inicia 2ª fase da Operação Leet para investigar invasão cibernética em sítio eletrônico do STF


 A Polícia Federal iniciou, hoje (11/8), a segunda fase da Operação Leet, dedicada a apurar invasão cibernética no Supremo Tribunal Federal.

As investigações tiveram início após a identificação, por parte da equipe de tecnologia da informação do STF, de várias condutas suspeitas que indicavam que o sítio eletrônico da Suprema Corte estaria sob um ataque “hacker”, no dia 3/5/2021.

Foram cumpridos dois mandados de busca nos Estados do Rio de Janeiro e Ceará. Durante as diligências de hoje, foram apreendidos dispositivos eletrônicos de interesse e relevância para as investigações, os quais serão submetidos à perícia e à análise.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes previstos nos artigos 154-A, § 3º e 288, ambos do Código Penal, com penas que, somadas, podem chegar a cinco anos de reclusão.  

* O termo “leet”, também conhecido como  “eleet” ou “leetspeak”, é uma alternativa ao alfabeto inicialmente usado para o idioma inglês, empregado principalmente na “internet”. Utiliza-se de várias combinações de caracteres ASCII para substituir letras do alfabeto latino. É usado como um adjetivo para descrever proeza formidável ou realização, especialmente nas áreas de jogos “on-line” e em sua forma original, usada por “hackers” de computador. 

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.