Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação contra tráfico internacional de drogas no Pará

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Polícia Federal inicia operação contra tráfico internacional de drogas no Pará


 A Polícia Federal iniciou, nessa terça-feira (10/8), a Operação Scuba Diver, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva em combate aos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.

Três mandados foram cumpridos no Estado do Paraná, nas cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná, um em Santa Catarina, na cidade Joinville, e um em São Paulo, na cidade de Diadema. Para o cumprimento dos mandados, foram escalados mais de 22 policiais federais.

A operação se desenrolou a partir do flagrante de tráfico internacional de drogas, que aconteceu no dia 5/4, no porto do município de Santarém (PA), ocasião na qual foram apreendidos 85kg de cocaína, encontrados em um compartimento do casco de um navio graneleiro, que tinha por destino a Grécia, na Europa. Nesse mesmo dia, dois homens foram presos.

Esse compartimento do casco do navio, denominado Sea Chest ou “Caixa de Mar”, é uma abertura que permanece sempre submersa. O grupo criminoso utilizava-se de mergulhadores experientes, que chegam a permanecer submersos por mais de 1 hora, até a completa inserção dos materiais na caixa de mar.

Na ação realizada ontem, foram apreendidos um veículo e diversos equipamentos eletrônicos. Três pessoas foram presas e levadas ao presídio, local em que permanecerão à disposição da Justiça.

Se confirmada a hipótese criminal, os responsáveis responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, previstos na Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), nos artigos 33 c/c 40, inciso I, e no Artigo 35, respectivamente.

* Em razão do “modus operandi” do grupo, denominou-se a operação de Scuba Diver, que significa “mergulhador”, na língua inglesa.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.