Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação IW para combater tráfico internacional de armas e de drogas no Paraná

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Polícia Federal inicia Operação IW para combater tráfico internacional de armas e de drogas no Paraná


 A Polícia Federal iniciou, nesta sexta-feira (20/8), a Operação IW, objetivando desarticular grupo criminoso atuante no tráfico internacional de armas e drogas atuante na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Os integrantes da organização utilizavam-se de supostas empresas do ramo de transporte para enviar cargas de maconha e cocaína e outros ilícitos para outros Estados da Federação.

No total, foram expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu (PR) e pela Justiça Federal de Curitiba 10 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva, além de determinado bloqueio de valores em conta dos indiciados e das empresas utilizadas para a prática dos crimes. Também foi determinado o sequestro de bens móveis e imóveis dos criminosos. A operação contou com a participação de 30 policiais federais, designados para dar cumprimento às ordens judiciais. Todos os mandados foram cumpridos no município de Foz do Iguaçu (PR).

A investigação se iniciou após uma apreensão de quase meia tonelada de cocaína e diversas pistolas estrangeiras, realizadas em outubro de 2020, ocasião em que um homem foi preso em flagrante. A fase investigatória durou, aproximadamente, 8 meses. No decorrer desse período, a Polícia Federal, após diversas diligências, conseguiu identificar o principal integrante desse grupo criminoso, que, conforme apurado, há bastante tempo vinha praticados estes delitos.

O líder do grupo apresentava-se como empresário e ostentava uma vida luxuosa, tendo adquirido diversos bens com a prática de seus crimes.  Com auxílio de sua companheira, que é advogada, conseguia reaver bens apreendidos em Inquérito e processo judicial, se passando por terceiro de boa-fé.

Com base em tudo que foi apurado no Inquérito Policial, os investigados serão indiciados e responderão judicialmente na medida de sua culpabilidade pelos crimes de associação para o tráfico, associação criminosa, tráfico internacional de drogas, tráfico de armas, falsidade documental e uso de documento falso. 

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.