Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação para combater o descaminho de vinhos de origem argentina

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Polícia Federal inicia operação para combater o descaminho de vinhos de origem argentina


 A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, iniciou, na manhã de hoje (25/8), operação com o objetivo de desarticular um grupo que atua no descaminho de vinhos originários da Argentina.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na cidade de Dionísio Cerqueira (SC), expedidos pela Justiça Federal de Chapecó (SC), em residências de dez pessoas, sobre as quais pende suspeita de atuarem no transporte e venda de vinhos argentinos introduzidos irregularmente em território nacional.

Durante a operação, foram realizadas duas prisões em flagrante: a primeira, em virtude da apreensão de 800 cartuchos de munição calibre .22; e a segunda, em razão da descoberta de indivíduo que possuía várias armas ilegalmente, drogas e cigarro contrabandeado.

A investigação se iniciou no ano de 2020, em razão de uma ocorrência atendida pela Polícia Militar. Desde então, comprovou-se que esse grupo já esteve envolvido em, aproximadamente, vinte ocorrências que resultaram em apreensão de vinhos no valor aproximado de R$ 500 mil, além da apreensão de vinte veículos utilizados para o transporte e da prisão, em flagrante, de seis pessoas. Inclusive o principal investigado suspeito de comandar o grupo criminoso já foi preso em duas outras oportunidades.

Os investigados responderão pelos crimes de descaminho e de associação criminosa. Pelo Código Penal Brasileiro, as penas desses crimes podem chegar a até 4 anos de reclusão. Os indivíduos presos por porte de drogas, munição e armas estes responderão pelos crimes prescritos na Lei de Drogas (Lei 11.343/06) e do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.