Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Usurpador de combate ao desvio de recursos públicos de auxílio emergencial em Limeira (SP)

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Polícia Federal inicia Operação Usurpador de combate ao desvio de recursos públicos de auxílio emergencial em Limeira (SP)


A Polícia Federal cumpriu, nesta manhã (3/8), três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Limeira, com vistas a desarticular associação criminosa voltada para o desvio de recursos públicos relativos ao auxílio emergencial. O principal envolvido foi preso temporariamente nesse domingo (1º/8), também em decorrência das investigações.

As apurações, iniciadas no começo deste ano, apontaram que, num período de apenas dez dias, os investigados desviaram, pelo menos, 40 auxílios emergenciais de terceiros, residentes em diferentes Estados no país, que em condições de vulnerabilidade social causada pela pandemia da covid-19, tiveram seus recursos subtraídos.

As fraudes aconteciam por meio da inserção de dados falsos, mediante utilização indevida da identidade daqueles que tinham direito ao benefício, em aplicativo da Caixa Econômica Federal. Após, eram criadas contas no MERCADOPAGO, em nome de “laranjas”, com objetivo de dificultar o rastreamento e identificação dos fraudadores. Ato contínuo, diversas operações financeiras eram realizadas até a subtração dos valores.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e de furto qualificado mediante fraude, previstos, respectivamente, nos artigos 288 e 155, § 4º, inciso II, do Código Penal, com penas que variam de 1 a 3 anos e de 2 a 8 anos de reclusão.   

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.