A Polícia Federal iniciou, hoje (10/8), a Operação Submundo para reprimir fraudes em detrimento da Caixa Econômica Federal, com obtenção fraudulenta de recursos do auxílio emergencial covid 19 e FGTS.
Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em São José dos Campos (SP), a pedido da própria Polícia Federal. Os mandados são cumpridos nas cidades de Mauá (SP), Patos (PB) e João Pessoa (PB). Nos locais de busca, foram apreendidos computadores, celulares, documentos falsos e veículos adquiridos com valores obtidos nas fraudes. Foi também encontrada uma pequena plantação de maconha, o que motivou a prisão, em flagrante, de um dos investigados.
Foram investigados crimes de associação criminosa, uso de documentos falsos e estelionato praticados mediante furto e uso de dados pessoais de terceiros (vítimas) para abertura indevida de contas bancárias, empresas, solicitação e obtenção de empréstimos bancários e habilitação de linhas telefônicas.
Durante as investigações, foram identificadas várias pessoas suspeitas de cometerem esses crimes por meio da “internet”, causando grandes prejuízos às pessoas físicas e jurídicas, cujos dados são indevidamente utilizados pelos criminosos, tanto particulares quanto entidades públicas.
Com a análise das apreensões e perícias a serem realizadas, a Polícia Federal tem a expectativa de identificar outros suspeitos e novos crimes que também serão objeto de apuração.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.