Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga crimes provenientes de conflito agrário cometidos no assentamento “Maria Bonita” no norte do Tocantins

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Polícia Federal investiga crimes provenientes de conflito agrário cometidos no assentamento “Maria Bonita” no norte do Tocantins


 A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (11/9), a Operação Terra Arrasada, visando apurar a prática sucessiva de crimes decorrentes de conflito agrário entre fazendeiros e posseiros em Terra da União (Gleba Anajá), localizada no município de Palmeirante (TO), região norte do Tocantins.

Cerca de 50 policiais federais cumprem quatro mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão nos Estados do Tocantins, Goiás e no Distrito Federal, expedidos pela Justiça Federal do Estado do Tocantins.

A investigação teve início após ampla divulgação pela mídia local de que, no dia 6/8/2021, assentados do acampamento “Maria Bonita” teriam sido vítimas de diversos crimes, como ameaça, homicídio, sequestro, roubo, dentre outros.

O objetivo das medidas é colher elementos e provas que identifiquem todos os personagens envolvidos no atentado ao assentamento “Maria Bonita”, bem como impedir que outras ações criminosas ocorram em razão dos conflitos agrários na região. 

Os investigados poderão responder, na medida de suas culpabilidades, pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, sequestro, incêndio, invasão de terra da União, esbulho possessório, roubo, invasão de domicílio, porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa, cujas penas máximas somam mais de 85 anos de reclusão.

Destaca-se que, em razão da pandemia de covid-19, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos, visando preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.