Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal prende homem suspeito de fazer compras em plataformas digitais utilizando moeda falsa

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Polícia Federal prende homem suspeito de fazer compras em plataformas digitais utilizando moeda falsa


 A Polícia Federal iniciou na manhã de hoje (31/8), em Natal, a Operação Aleaquim, objetivando prender um homem investigado por fazer circular moeda falsa por meio de compras efetuadas em anúncios “on-line”. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão, expedidos pela 14ª Vara Federal (RN).

 A investigação teve início tomando por base o período de 12/7 a 7/8/2021, quando o suspeito realizou, pelo menos, três transações comerciais que importaram em R$ 3.200, pagas com cédulas falsificadas, as quais foram apreendidas pela PF após apresentadas pelas vítimas.

 O modo como o homem agia era sempre o mesmo: escolhia vítimas em uma plataforma de comércio digital demonstrando interesse na aquisição de aparelhos celulares, sendo os encontros marcados para o interior de igrejas, o que passava “credibilidade e segurança” para as pessoas que foram enganadas. Além disso, as transações eram sempre feitas no período noturno e com rapidez, o que acabava dificultando o imediato reconhecimento das cédulas falsas por parte das vítimas.

 No local da busca, onde foi preso, o envolvido teve apreendido um celular utilizado nas negociações, um simulacro de arma de fogo do tipo pistola, além de outros itens de interesse da investigação.

 O suspeito vai responder pelo crime de introduzir moeda falsa em circulação (Artigo 289, § 1º, do Código Penal), que prevê punição com pena de reclusão de três a doze anos, além de multa.

 (*) O nome Aleaquim é alusivo ao “nickname” utilizado pelo suspeito nas transações da plataforma de comércio digital e anúncios “on-line”.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.