Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Alfeu III combate garimpos ilegais em terras indígenas no Mato Grosso

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Operação Alfeu III combate garimpos ilegais em terras indígenas no Mato Grosso


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (28/9), a terceira fase da Operação Alfeu, visando combater extração ilegal de minérios, na Terra Indígena Sararé, região de Pontes e Lacerda (MT).

A ação, que conta com o apoio do Ibama, da Força Nacional, do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal e da Funai, envolve um efetivo de, aproximadamente, 100 servidores, com o uso de drones e imagens de satélites.

Em março deste ano, foi cumprida a determinação judicial expedida pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres (MT), para desocupar o garimpo na Terra Indígena Sararé. No entanto, por meio de imagens de satélite, a PF constatou que a região continua a ser degradada, necessitando, assim, de nova intervenção policial no local.

As equipes também irão fiscalizar os garimpos Babalu e Cooper Pontes.

As ações realizadas nesta terça-feira obtiveram êxito em inutilizar o maquinário utilizado na atividade ilegal. No total, foram localizados 72 conjuntos de motor estacionário e bomba hidráulica, que foram inutilizados por queima, e nove escavadeiras hidráulicas, das quais seis foram inutilizadas, uma apreendida e outras duas serão doadas ao Poder Público. Os acampamentos e estruturas utilizadas no garimpo também foram destruídos e, além disso, quatro barcos e uma moto utilizados como meio de transporte pelos garimpeiros foram inutilizados.

Equipes compostas por policiais e militares bloquearam as principais vias de acesso terrestre aos garimpos, abordando e verificando mais de 100 veículos e os informando sobre o encerramento das atividades e desativação do garimpo. Uma pessoa foi presa, em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo e, com ela, foi apreendido ouro proveniente da exploração ilegal.

A Polícia Federal e os demais órgãos envolvidos na operação permanecerão no local até a desarticulação completa dos garimpos para garantir o encerramento da atuação garimpeira ilegal na região.

A operação é um esforço integrado de várias instituições, com investigação policial, planejamento e execução de ações voltadas a proteção das terras indígenas e repressão à crimes ambientais.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.