Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação conjunta da PF e PM combate organização criminosa especializada no contrabando de cigarros no Rio Grande do Norte

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Operação conjunta da PF e PM combate organização criminosa especializada no contrabando de cigarros no Rio Grande do Norte


 A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar (RN), iniciou, hoje (1º/9), a Operação Quinta Coluna, visando desarticular suposta organização criminosa composta por servidores públicos e particulares, especializada no contrabando – via modal marítimo, de cigarros estrangeiros para o RN e que utilizava a região salineira como área de atuação.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal (RN), nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Guamaré (RN).

As investigações tiveram início no fim do ano de 2020 e se intensificaram a partir da análise do material apreendido na Operação Níquel, realizada pela PF em 14 de janeiro daquele ano. Na ocasião, foram identificados outros agentes de segurança pública envolvidos com o grupo criminoso que contrabandeava, transportava, armazenava e vendia o produto ilícito no Brasil.

Daí em diante, o desembarque, transporte e armazenamento dos cigarros estrangeiros era feito com a “escolta” dos agentes de segurança envolvidos, inclusive com o repasse de informações sigilosas sobre ações de fiscalização para integrantes da organização criminosa.

Os indiciados serão ouvidos na sede da Polícia Federal em Natal e na Delegacia de Mossoró, e responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de integrar organização criminosa (Artigo 2º, da Lei nº 12.850/2013) e contrabando (Artigo 334-A, do Código Penal), dentre outros em apuração.

* O nome da operação, Quinta Coluna, é uma alusão a grupos clandestinos que atuam, dentro de um país ou região prestes a entrar em guerra (ou já em guerra) com outro, ajudando o inimigo e agindo em favor do grupo rival.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.