Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Dollaro Bucato combate crimes contra o sistema financeiro

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Operação Dollaro Bucato combate crimes contra o sistema financeiro


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (23/9), a Operação Dollaro Bucato, objetivando a repressão de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional consistentes em operações de câmbio ilegais e evasão de divisas.

Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, sendo três deles na cidade de Campinas, um na cidade de Indaiatuba e um na cidade de São Paulo, tendo por alvos o operador do sistema e pessoas físicas e jurídicas envolvidas nas operações.

As investigações foram iniciadas em decorrência de informações obtidas após cumprimento de mandados judiciais pela Polícia Federal, no ano de 2019. Por meio das análises, foram constatadas operações de crédito e débito, bem como de câmbio, efetivadas por pessoas físicas e jurídicas não autorizadas, para os continentes asiático e norte-americano.

As operações envolviam movimentação de moeda no estrangeiro por meio do processo conhecido como dólar-cabo, além de câmbio de moeda em território nacional, uso de empresas de fachada, operações de importações fictícias e direcionamento de capital para empresa que atua com criptomoedas.

Foram detectadas movimentações atípicas nas diversas regiões do país, sendo que o montante transacionado em uma das pessoas jurídicas superou R$ 30 milhões em seis meses, apesar do capital social dessa empresa ser de R$ 20 mil e do endereço de sua sede corresponder a um imóvel residencial.

O nome da operação faz alusão à atividade ilegal de câmbio com a moeda norte-americana, significando em italiano dólar de lavanderia.

As penas previstas para os crimes investigados (operação de câmbio ilegal e evasão de divisas), somadas, podem chegar a 10 anos de prisão.

 (Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.