A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira, 14/9, a Operação Terra Firme, que visa reprimir a promoção da saída ilegal de brasileiros para os Estados Unidos.
Equipes da PF cumpriram, nas cidades mineiras de Governador Valadares e Conselheiro Pena, dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal Valadarense.
As investigações, que integram o acordo de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas tiveram início em 2021, após a abordagem de um veículo que transportava diversos documentos referentes à atividade criminosa em andamento e ao envolvimento de diversas pessoas na promoção de migração ilegal.
Apurou-se que os investigados, ao promoverem a migração ilícita, recebiam valores das vítimas e aceitavam como garantia de pagamento notas promissórias, veículos e até eletrodomésticos.
Durante as buscas, foram encontrados e apreendidos aparelhos celulares, veículos e bens ofertados pelas vítimas aos contrabandistas em pagamento pela promessa de entrar em território estrangeiro sem passar pela imigração regular.
O grupo é investigado pela prática dos crimes previstos nos artigos 232-A e 288, ambos do Código Penal. Se condenados, os envolvidos podem cumprir pena de até 11 anos de reclusão, com possibilidade de aumento a depender da quantidade de crimes imputados a cada um.
Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde, a Polícia Federal prossegue com seu trabalho.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.