Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal apura fraude relacionada a hospitais de campanha em Paulínia (SP)

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Polícia Federal apura fraude relacionada a hospitais de campanha em Paulínia (SP)


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (21/9), a Operação Carga Implosiva para apurar fraude em licitação relacionada à contratação de empresa para montagem de dois hospitais de campanha na cidade de Paulínia (SP) durante a pandemia da covid-19, entre abril e maio de 2020, no valor de R$ 4 milhões.

Na data de hoje, 60 policiais federais dão cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo (cidades de Campinas, Paulínia, Sumaré, São José do Rio Preto e São Paulo) e Santa Catarina (cidades de Florianópolis e Biguaçu), em endereços ligados às pessoas físicas e jurídicas relacionadas à licitação fraudada, com o objetivo de colher provas e identificar todos os envolvidos. Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas.

A investigação, iniciada a partir da abordagem de um caminhão suspeito de conter carga roubada, revelou vários indícios de irregularidades em processo licitatório aberto para selecionar e contratar empresa especializada em montagem de hospitais de campanha.

Apesar da contratação não ter sido finalizada, a investigação demonstrou que isso se deu por circunstâncias alheias à vontade dos envolvidos, resultando configurado o crime de fraude à licitação, previsto no Art. 90., da Lei 8.666/93, cuja pena é de 4 anos de prisão.

O nome da operação é uma referência à carga encontrada dentro do caminhão – estruturas metálicas para eventos – abordado pela Polícia Civil e Guarda Municipal de Paulínia que revelou os indícios da trama delitiva e a impediu.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.