A Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira (24/9), mandado de busca e apreensão no município de Fundão, Região Metropolitana de Vitória. A ação contou com a participação de, aproximadamente, 10 policiais federais.
Estão sendo investigadas duas pessoas pelo envolvimento na promoção de migração ilegal para os Estados Unidos. Uma delas já foi indiciada e presa pelo mesmo crime em investigações realizadas pela Polícia Federal.
No local, foram encontradas dez pessoas, sendo sete adultos e três crianças em condições precárias, inclusive, em barracas de “camping”. Inicialmente, as pessoas confirmaram as suspeitas da PF. Elas foram encaminhadas para a Superintendência da PF, onde serão ouvidas e liberadas.
Entenda o caso
Os investigados atuariam recrutando pessoas no Espírito Santo e Minas Gerais, com a finalidade de promover sua emigração ilegal do Brasil para os Estados Unidos, pela fronteira do México.
Cada recrutado pagaria até US$ 30 mil pelo “pacote de serviços”, que garantiria a chegada a solo americano.
Em Fundão, a dupla estabeleceu um verdadeiro entreposto de espera, um local onde aguardavam pela preparação de documentos, compra de passagens e demais arranjos necessários para a entrada irregular nos Estados Unidos da América.
Crimes investigados
Os investigados poderão responder pela prática do delito de promoção de migração ilegal (Art. 232-A, do Código Penal), com pena de reclusão de 2 a 5 anos, e multa.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.