Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate o tráfico interestadual de drogas e a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico em Porto Velho (RO)

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Polícia Federal combate o tráfico interestadual de drogas e a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico em Porto Velho (RO)


 A Polícia Federal iniciou, nessa quarta-feira (1º/9), a Operação Alcance, visando desarticular esquema criminoso de envio de carregamento de drogas de Rondônia para a cidade de Fortaleza (CE), assim como núcleo voltado à lavagem de capital proveniente do tráfico sediado em Porto Velho (RO).

Aproximadamente, 200 policiais federais cumpriram os 102 mandados judiciais, sendo 42 de prisão preventiva e 60 de busca e apreensão. Há ordem judicial de bloqueio de valores bancários, demandados pela Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho (RO). Os mandados judiciais foram cumpridos em seis cidades diferentes, sendo Porto Velho (RO), Cacoal (RO), Guajará-Mirim (RO), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR) e Santa Luzia (MG).

As investigações foram iniciadas em agosto de 2020, com a finalidade de identificar a participação dos integrantes da organização criminosa (Orcrim) sediada em Porto Velho e liderada por indivíduo foragido, condenado em 2015 a aproximadamente 40 anos de prisão por tráfico, associação e lavagem de dinheiro.

Durante as investigações, constatou-se que os integrantes do grupo criminoso atuavam em duas frentes: um núcleo responsável na remessa de droga em carretas para o Estado do Ceará e outro na ocultação do patrimônio. Após o cumprimento do mandado de prisão do líder da Orcrim em novembro de 2020 quando usava documento falso, descobriu-se a magnitude das transações.

Sete remessas de drogas foram apreendidas totalizando cerca de uma tonelada de cocaína. O dinheiro da droga era recebido de forma dissimulada em contas bancárias de interpostas pessoas e empresas, sendo que estas recebiam, aproximadamente, 3% do valor movimentado. Além das inúmeras identificadas, em uma delas a Orcrim chegou a receber R$ 1,5 milhão no interstício de 15 dias.

Há empresa com movimentação financeira de, aproximadamente, R$ 85 milhões em 2020 sem sequer possuir sede física. Parte do patrimônio estava sendo ocultado por meio de postos de gasolina, empresas, garagem de veículos, sítios, jet ski e imóveis de luxo.

Os presos, após serem ouvidos pela Polícia Federal, serão encaminhados para o sistema prisional, onde responderão pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, organização criminosa, bem como lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

O nome da operação é atinente aos esforços despendidos para ALCANÇAR os integrantes e o líder da organização criminosa foragido da Justiça desde o ano de 2015.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.