Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra agenciadores de viagem que terminou em naufrágio na Guiana Francesa

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra agenciadores de viagem que terminou em naufrágio na Guiana Francesa


 A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (10/9), a Operação Tritão**, em Oiapoque (AP), extremo norte do Estado do Amapá, com o objetivo de desarticular organização criminosa que atuava na promoção de migração ilegal de brasileiros para o exterior.

Policiais federais, com o apoio da Polícia Militar do Amapá, cumpriram um mandado de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão no Estado. Foi preso um homem que teria sido responsável por agenciar a viagem clandestina que terminou no naufrágio de uma embarcação no mar da Guiana Francesa, em 28 de agosto. Além dele, foi alvo de busca o proprietário do barco usado na travessia.

 A investigação, que contou com a ajuda francesa, do Centro de Cooperação Policial (CCP) – Brasil/França, foram iniciadas após informações levadas à Polícia Federal por parentes de pessoas que estavam a bordo.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, por promoção de migração ilegal e atentado contra a segurança de transporte fluvial com naufrágio e por possíveis mortes. Inicialmente, as penas podem chegar a 17 anos de reclusão.

 Apenas em 2021, a Polícia Federal realizou, no Amapá, seis operações policiais que tinham como alvo indivíduos que promovem migração ilegal: Operação Quinino (com três fases) e Operação Catraia (com duas fases) em Oiapoque (AP). Já em Macapá, houve a Operação Cruce.

*  A nota foi editada às 15h19 com a modificação do número de mandados de prisão efetuados. Um dos mandados de prisão preventiva ainda não foi cumprido pela PF.

** Tritão é um deus marinho da mitologia grega que é conhecido como o Rei dos Mares.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.