Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)


 A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (22/9), a Operação Falsum Captivi, por meio do qual são investigados fatos relacionados a possíveis práticas de crimes como pertencimento à organização criminosa, fraude na concessão de benefícios do INSS, falsificação de documento público e uso de documento falso.

A ação da Polícia Federal visa cumprir mandados judiciais expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Amazonas, sendo 15 mandados de busca e apreensão cumpridos na cidade de Itacoatiara (AM), um mandado de busca e apreensão e um de prisão temporária, cumpridos na cidade de Manaus (AM).

Segundo as investigações, que tiveram início com levantamento realizado pela Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária, que compõe a Força Tarefa Previdenciária e Trabalhista, com Polícia Federal e Ministério Público Federal, um agenciador fabricava certidões de cárcere para pessoas que não foram presas ou com antecipação da data da prisão, após requeria o benefício de auxílio-reclusão no INSS e, com isso recebia, indevidamente, valores retroativos do INSS.

Com as buscas, a Polícia Federal apura a participação de outros envolvidos na fraude e se houve participação de servidores públicos. O prejuízo causado ao INSS supera o valor de R$ 2 milhões.

Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato previdenciário e falsificação de documento público, e, se condenados, poderão cumprir pena de até 12 anos e 8 meses de reclusão.

O nome da operação Falsum Captivi (do latim, falsos presos) é uma alusão aos instituidores dos benefícios fraudados, considerando que muitos deles sequer foram presos. 

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.