Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga suposto crime de concussão e possível associação criminosa dentro da Universidade Federal Rural da Amazônia

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Polícia Federal investiga suposto crime de concussão e possível associação criminosa dentro da Universidade Federal Rural da Amazônia


 A Polícia Federal iniciou, nesta sexta-feira (3/9), a Operação 3% para investigar suposto crime de concussão e possível associação criminosa dentro da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará, na cidade de Belém (PA). Participaram dessa ação nove policiais federais.

Conforme apurado nas investigações, um servidor da Ufra estaria utilizando-se de sua função para exigir vantagem indevida no valor de 3% dos contratos de licitação.

Os vencedores da licitação, após todo processo licitatório, precisavam fazer o pagamento desse valor exigido para que fosse feita a liberação dos recursos destinados à execução de obras de engenharia realizadas na instituição.

A Polícia Federal não descarta a possibilidade de haver outros envolvidos no esquema, o que poderia culminar na responsabilização pelo delito de associação criminosa, além do crime de concussão (Art. 316., do Código Penal) anteriormente mencionado. A pena máxima, apenas deste último delito, chegaria a 12 anos de reclusão, somada à multa.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.