Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Caminho das Pedras combate importação irregular de pedras preciosas e semipreciosas

sábado, 16 de outubro de 2021

Operação Caminho das Pedras combate importação irregular de pedras preciosas e semipreciosas


 A Polícia Federal iniciou, nessa sexta-feira (15/10), a Operação Caminho das Pedras, de repressão à importação clandestina de pedras preciosas e semipreciosas do Uruguai para o Brasil. Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão no município de Quaraí (RS).

A investigação apura a atuação do proprietário de uma empresa de fachada localizada em Quaraí, utilizada para dar aparente legalidade à importação de gemas e minerais trazidos, clandestinamente, do Uruguai. A empresa seria utilizada para remeter esses itens a diversas localidades do país, para cidades com histórico de exploração desses objetos, e funcionaria, basicamente, para expedição de notas fiscais forjadas, viabilizando o transporte desse material até o destinatário final.

A cidade de Artigas, no Uruguai, é reconhecida internacionalmente pela exploração de jazidas de pedras preciosas e semipreciosas. Assim, a localização da empresa na cidade brasileira de Quaraí faria parte de uma estratégia para dissimular a real origem desse material.

A suspeita é que o investigado atue como intermediário no mercado clandestino de minerais, fornecendo pedras preciosas e semipreciosas para empresas e empresários do ramo e, inclusive, para exportação do material.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.