Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Heavy Fuel combate formação de cartel entre postos de combustível da zona sul do Rio Grande do Sul

sábado, 2 de outubro de 2021

Operação Heavy Fuel combate formação de cartel entre postos de combustível da zona sul do Rio Grande do Sul


 A Polícia Federal iniciou, na manhã dessa sexta-feira (1º/10), a Operação Heavy Fuel para combater possível formação de cartel entre postos de combustível sediados na zona sul do Estado. Policiais federais deram cumprimento a 16 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais, escritórios e residências, no município de Jaguarão.

A investigação teve início em 2019, a partir de relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara de Vereadores de Jaguarão, que apurou inconsistência na formação dos preços dos combustíveis praticados por postos do município. Diligências realizadas e análise de informações apontaram a possível prática ilegal de cartel. As buscas executadas na manhã de ontem têm por objetivo a coleta de documentos e dados que reforcem o conjunto de indícios já obtidos e que possam trazer novos elementos à apuração.

Considerada como uma das condutas anticompetitivas que mais causa danos aos consumidores, a formação de cartel ocorre quando as empresas formam um acordo para combinar os preços de venda de um determinado produto, com o objetivo principal de eliminar a concorrência entre elas e, com isso, provocar o aumento considerável dos preços e elevar, arbitrariamente, os lucros. A formação de cartel é considerada uma prática criminosa com previsão de pena que pode chegar a cinco anos de reclusão.

A investigação conta com a participação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que, paralelamente, apura os fatos na esfera cível, relacionada ao Direito do Consumidor. A Operação Heavy Fuel investiga, ainda, os crimes de associação criminosa e contra as relações de consumo.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.